Especial Expectativa vs Ansiedade... |  06/08/2013

 
    



Francisco Banha
Presidente
Grupo Gesbanha
 

Expectativa vs Ansiedade...


"Numa altura do ano em que uma parte significativa dos portugueses goza, ainda, o seu habitual período de férias sente-se, paradoxalmente, uma forte expectativa sobre os resultados que poderão advir para o nosso País do trabalho que, neste mesmo momento, se encontra a ser desenvolvido por parte daqueles que recentemente chegaram ao Governo, nomeadamente na área Económica.

De facto não é difícil de imaginar o número de reuniões que diariamente se realizam, de cenários que se criam e ou mesmo alterações que se tornam necessário realizar tendo em vista ultrapassar obstáculos que dificultam a iniciativa empresarial quer estes resultem dos designados custos de contexto quer da inexistência, ou falta de conhecimento dos mesmos diria eu, de mecanismos de fomento à citada iniciativa empresarial.

Todos sabemos que as mudanças provocam sempre, apesar das contínuas desilusões com que nos deparamos posteriormente, grandes expectativas por parte dos "governados" e de muita ansiedade por parte dos "governantes".

Neste ambiente, que infelizmente se vai repetindo com cada vez maior frequência, de rotação de lugares e inerentes ambições de quem chega de novo, recordo-me sempre de quem me ensinou que querer ser Feliz não custa o que custa é saber como podemos ser Felizes.

Recorro a esta analogia para tentar passar a mensagem de que mais importante do que tentar identificar, mais uma vez..., os "cinco vectores" mais importantes para colocar a economia nacional a crescer, os "4 sectores" mais relevantes para a criação de milhares de empregos ou ainda a fusão de mais "4 Institutos/Sociedades com maioria accionista por parte do Estado" com vista a obter poupanças de alguns... milhares de euros, será ter a coragem para, deixar de lado a ambição de vir a ser considerado um grande "génio" da economia e implementar de imediato um conjunto de iniciativas que privilegiam a concretização de algumas politicas públicas anteriormente pensadas e que possam ter um impacto imediato na economia sem que a isso esteja inerente milhões de euros de despesa ou investimento ou mesmo meses de reflexão e concepção do novo "ovo de colombo" das politicas publicas de apoio à...criação de emprego e ao...crescimento económico!

De facto contrariamente ao que muitos especialistas têm defendido, quer estes sejam ilustres economistas quer competentes "opinion makers", neste momento o problema não está em apresentar mais uma série de programas, propostas, ideias, planos, livros brancos ou verdes, mas sim em dar o passo seguinte na aplicação transversal por toda a nossa Sociedade, das melhores propostas que têm sido apresentadas por parte dos representantes da Sociedade Civil, Empresarial, Profissional, Académica, Associativa, Cientifica, sempre que estes foram chamados a pronunciar-se junto dos anteriores responsáveis pelas diversas áreas governamentais." (...)

[continuar a ler]

 

 
 
 

 

CONTACTOS

Para sugestões e informações, contacte-nos através dos seguintes meios:

» E-mail: webmaster[a]gesbanha.com
» Morada: R. 7 de Junho de 1759, n.º1, Lagoal; 2760-110 Caxias, Portugal
» Tel: +351 21 441 64 60
» Fax: +351 21 441 73 87
 
 

 


Gesbanha, SA
Gesventure, SA




Distinção atribuída
à Gesbanha, SA
 

 
 
  » GESBANHA, S.A.
www.gesbanha.pt

A Gesbanha foi fundada em 1986, por Francisco Banha como empresa de prestação de serviços em contabilidade. Adquiriu entretanto competências em áreas complementares e que são hoje o core business da empresa, nomeadamente o cumprimento das regras de Corporate Governance através da implementação de uma adequada filosofia de business Process Outsourcing.



» GESVENTURE, S.A.

www.gesventure.pt

A Gesventure possui como actividade principal apoiar os Empreendedores no processo de Angariação de Capital de Risco, tendo concluído com êxito a obtenção de 17 milhões de euros. A Gesventure é associada da APCRI, e membro da European Business Angels Network, sendo responsável desde 1999 pela organização de um conjunto de Eventos evangelizadores do Empreendedorismo e do Capital de Risco a nível nacional. Ao nível do Corporate Finance a Gesventure faz parte da Translink, uma rede mundial presente em mais de 22 países com o intuito de facilitar operações cross border de fusões e aquisições.


» GESENTREPRENEUR, Lda.
www.gesentrepreneur.com

A GesEntrepreneur é uma empresa líder na educação em empreendedorismo inserida na rede da
CG International, organização canadiana com mais de 20 anos de experiência no desenvolvimento de projectos de educação em empreendedorismo. Nos últimos três anos, actuou por todo o território nacional com um modelo de aprendizagem vencedor, baseado na alteração de comportamentos potenciadores de uma atitude mais empreendedora.


» GESEVOLUTION, Lda.
www.gesevolution.com

A GesEvolution actua ao nível do desenvolvimento pessoal e empresarial, apoiando os indivíduos e as organizações na aquisição de competências empreendedoras e na constituição e gestão diária do negócio. Sedeada em Penela, a GesEvolution assume como mercado primordial a zona centro do país, fazendo chegar a este novo mercado serviços que estavam antes limitados à zona geográfica de Lisboa.