n.88 |  10/10/2014

 
    


Empreendedorismo e Sustentabilidade

 



Francisco Banha
Presidente do Grupo Gesbanha

A resolução dos desafios socio-ambientais com que a população mundial se tem vindo a debater vem proporcionando a emergência de novos conceitos que tornam obrigatória a mudança de atitudes por parte das pessoas e das organizações.

Atingir o lucro de forma responsável, construir relações duradouras com os clientes e em fazer uma contribuição positiva para o meio ambiente e para as comunidades onde atuamos são de facto preocupações que transcendem, cada vez mais, a esfera das grandes organizações e se posicionam na rotina dos pequenos negócios tornando, estes, uma verdadeira força propulsora de mudanças, disruptivas, que nos possam conduzir a um mundo novo.

Perante um acréscimo anual de 80 milhões de pessoas no nosso planeta, a somar às quase 7 mil milhões existentes, fácil será perceber que todos anos precisamos de mais espaço, comida, água, educação e/ou empregos que no limite podem tornar o nosso estilo de vida insustentável uma vez que o mundo desenvolvido já utiliza mais recursos do que a Terra pode continuar a fornecer.

Baseando-se o empreendedorismo em três elementos chave (i) captação de oportunidades, (ii) mobilização de recursos e (iii) obtenção de resultados faz com que, no actual contexto, este se assuma como uma actividade humana muito importante, certamente uma das mais importantes para o progresso e desenvolvimento da nossa Sociedade. É difícil imaginar o progresso da civilização sem ele e por isso o maior desafio que podemos lançar, a todos os empreendedores, encontra-se nos domínios que ameaçam a nossa Civilização e a existência da Humanidade. (...)

[Artigo Completo - "Empreendedorismo e Sustentibilidade"]

 

 

 

Faz precisamente hoje 28 anos que foi constituída a Gesbanha!

Neste dia particularmente feliz para mim não poderia deixar de ter uma palavra de reconhecimento para com as duas pessoas que mais acreditaram e entusiasmaram a iniciar-me naquela que considero uma das realizações mais importantes que um Ser Humano pode concretizar ou seja a criação de uma Empresa: a Dra. Margarida Ramalho e António Mourato, os meus Business Angels (na foto acima).

Passados que foram 28 anos de alegrias e tristezas, de acertos e de erros, saber que essas mesmas pessoas continuam a estar tão próximas e do meu lado só pode significar um sentimento de dívida sentido por quem tornou possível uma mudança tão significativa na minha vida pessoal e profissional.

Aproveito igualmente a oportunidade para agradecer a todos os responsáveis, das empresas, que me têm dado a honra de acreditar no nosso trabalho e nos distinguido com sua confiança bem como a toda a minha Equipe que tanto tem contribuído para o sucesso que, até ao momento, temos conseguido alcançar.

Francisco Banha - CEO Gesbanha, S.A.

 

 

 

Tendo como referência clientes do sector público e privado, prestamos serviços desde as actividades mais comuns relacionadas com contabilidade às mais complexas exigidas por um crescente número de clientes que em nós reconhecem o valor de extrair a informação mais útil para a tomada de decisão.

O que nos distingue:

- VISIONÁRIA vs. ACTUAL;

- Valor vs. Perícia;

- Empowerment vs. Controlo;

- Antecipação vs. Históricos;

- Contínuo vs. Periódico;

- Conhecimento vs. Activos Físicos.

         

 

 

Miguel Pina Martins e Scienc4you distinguidos no Fórum Empresarial do Algarve

No passado fim de semana e na qualidade de Presidente do Lide Empreendedorismo, Francisco Banha esteve presente no Fórum Empresarial do Algarve onde teve oportunidade de explicar aos inúmeros convidados presentes os argumentos que estiveram por detrás da atribuição do Prémio, na categoria Empreendedor, ao Empreendedor Miguel Pina Martins e à empresa que lidera a Science4you.

Num dia particularmente feliz no seio do Grupo Gesbanha é com grande satisfação que decidimos, também nós, homenagear o Miguel Pina Martins pele excelente exemplo de Iniciativa Empresarial que tem levado a cabo e que fazem dele uma das grandes promessas do tecido empresarial português para os próximos anos.

Como o Guru de Cambridge, Jack Lang, tanto nos tem ensinado o efeito demonstração é fundamental na constituição de um Ecossistema Empreendedor saudável e por isso ao estarmos a contribuir para a divulgação do exemplo da Science4you e do seu líder temos presente que com isso podemos motivar muitos jovens a assumirem a liderança do seu futuro e ao mesmo tempo apelar ao Miguel e aos empreendedores que como ele têm tido sucesso, para que nunca deixem de querer dar aos outros uma “mãozinha” e a partilharem as suas experiencias, contactos e até assumirem o papel de verdadeiros mentores.

 

 

 


A Aventura do Gaspar chega a Viseu Dão Lafões


Neste ano letivo 2014/2015 inicia-se a 4ª Edição do Projeto Escolas Empreendedoras da Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões. Pela primeira vez na região, o projeto vai ser alargado ao 1º ciclo do ensino básico. Serão envolvidos 60 novos professores, 60 turmas e cerca de 1200 alunos.

A Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões leva o empreendedorismo mais longe, apostando nas crianças do seu território. A expetativa é de que estas possam no futuro ter um papel ativo e decisivo para o sucesso da região.

A Aventura do Gaspar é um projeto inovador e muito importante para a GesEntrepreneur, pois acreditamos que os primeiros anos de educação e formação são fundamentais, e que deste modo, oferecemos condições a que os mais novos estejam familiarizados com a temática do empreendedorismo ao mesmo tempo que desenvolvem competências de alfabetização.
O Gaspar é uma personagem que irá guiar as crianças por um conjunto de jogos, aventuras e atividades, nas quais irão ultrapassar um conjunto de obstáculos que as irá ajudar a conhecer melhor as suas características e também o empreendedorismo.

As crianças de hoje através destes programas terão acesso a ferramentas únicas e até aqui inacessíveis. A personagem do Gaspar será o elo de ligação e de aproximação entre as crianças e o mundo do empreendedorismo. Será através dele que largas centenas de crianças irão dar os seus primeiros passos nesta temática.

Passados 8 anos de trabalho intenso, nomeadamente, no desenvolvimento de novos projetos e dinâmicas pedagógicas, estamos certos de que conseguimos oferecer a todos os alunos que frequentam a escolaridade obrigatória, conteúdos educativos sobre empreendedorismo adaptados e testados junto de crianças e jovens dos 6 aos 18 anos.

Para saber mais clique aqui: http://gesentrepreneur.com/educacao/1o-ciclo/

 

 

Curso de Empreendedorismo em eLearning

Acompanhe-nos no Facebook

 

 

 

 

Gesventure - Apresentação de Projectos

 

 

 

 
 
 

 

CONTACTOS

Para sugestões e informações, contacte-nos através dos seguintes meios:

» E-mail: webmaster[a]gesbanha.com
» Morada: R. 7 de Junho de 1759, n.º1, Lagoal; 2760-110 Caxias, Portugal
» Tel: +351 21 441 64 60
» Fax: +351 21 441 73 87
 
 

 


Gesbanha, SA
Gesventure, SA




Distinção atribuída
à Gesbanha, SA
 

 
 
  » GESBANHA, S.A.
www.gesbanha.pt

A Gesbanha foi fundada em 1986, por Francisco Banha como empresa de prestação de serviços em contabilidade. Adquiriu entretanto competências em áreas complementares e que são hoje o core business da empresa, nomeadamente o cumprimento das regras de Corporate Governance através da implementação de uma adequada filosofia de business Process Outsourcing.



» GESVENTURE, S.A.

www.gesventure.pt

A Gesventure possui como actividade principal apoiar os Empreendedores no processo de Angariação de Capital de Risco, tendo concluído com êxito a obtenção de 17 milhões de euros. A Gesventure é associada da APCRI, e membro da European Business Angels Network, sendo responsável desde 1999 pela organização de um conjunto de Eventos evangelizadores do Empreendedorismo e do Capital de Risco a nível nacional. Ao nível do Corporate Finance a Gesventure faz parte da Translink, uma rede mundial presente em mais de 22 países com o intuito de facilitar operações cross border de fusões e aquisições.


» GESENTREPRENEUR, Lda.
www.gesentrepreneur.com

A GesEntrepreneur é uma empresa líder na educação em empreendedorismo inserida na rede da
CG International, organização canadiana com mais de 20 anos de experiência no desenvolvimento de projectos de educação em empreendedorismo. Nos últimos três anos, actuou por todo o território nacional com um modelo de aprendizagem vencedor, baseado na alteração de comportamentos potenciadores de uma atitude mais empreendedora.


» GESEVOLUTION, Lda.
www.gesevolution.com

A GesEvolution actua ao nível do desenvolvimento pessoal e empresarial, apoiando os indivíduos e as organizações na aquisição de competências empreendedoras e na constituição e gestão diária do negócio. Sedeada em Penela, a GesEvolution assume como mercado primordial a zona centro do país, fazendo chegar a este novo mercado serviços que estavam antes limitados à zona geográfica de Lisboa.