Destaques
Vídeos 
Fotos 
Premiados 
Discurso de Abertura 
Apresentação VCIT 
Premiados do XIII VCIT 
Premiados Ed. Anteriores 
 
Organização

Gesventure


APCRI

 
Sponsors


IAPMEI


APCRI




 
VCITs Anteriores
VCIT 2013
VCIT 2012
VCIT 2011
VCIT 2010
VCIT 2009
VCIT 2008
VCIT 2007
VCIT 2006
VCIT 2005
VCIT 2004
VCIT 2003
VCIT 2002
VCIT 2001
MENSAGEM



Na sequência das iniciativas levadas a efeito pela Gesventure é com bastante orgulho que confirmamos a realização - em colaboração com a APCRI - Associação Portuguesa de Capital de Risco e Desenvolvimento - nos próximos dias 9 e 10 de Dezembro do XIV VCIT - Congresso Internacional de Capital de Risco e Empreendedorismo.

Tendo consciência que o Empreendedorismo é um dos drivers mais importantes para o impulso ao desenvolvimento económico e à competitividade das economias torna-se importante continuar a desenvolver um conjunto de actividades que contribuam para a concepção de um sistema auto-sustentável que estimule a atitude empreendedora através da qual se potencie a inovação e a criação de novas iniciativas empresariais.

Atendendo à tipologia e aos objetivos desta nossa Iniciativa - VCIT- e à sua inserção no Ecossistema Empreendedor Nacional é importante continuar a discutir o desenvolvimento do citado Ecossistema permitindo divulgar o seu funcionamento e quais as variáveis que o influenciam direta e indiretamente.

Deste modo, é pertinente compreender o enquadramento da actividade desenvolvida pelos seus diversos actores estimulando o aumento da sua competitividade tendo em vista o seu empenhamento na criação e desenvolvimento de novos negócios e o aumento da massa critica de empreendedores qualificados.

Naturalmente que, num quadro de grande competitividade, é necessário encontrar mais-valias e vantagens competitivas que não possam ser emuladas. Esses fatores diferenciadores, que envolvem a excelente qualidade de vida e o enquadramento na União Europeia, para além da entrada em vigor do Quadro Comunitário de Apoio para o período 2014-2020, terão que ser capitalizados, colocando Portugal como uma referência na criação do ambiente ideal para o apoio ao desenvolvimento de startups.

De acordo com o estudo Entrepreneurial Ecosystems Around the Globe and Company Growth Dynamics, desenvolvido pelo Fórum Económico Mundial em 2013, os três pilares mais importantes para os empreendedores a nível mundial são a acessibilidade dos mercados, o capital humano e o acesso a financiamento pelo que importa continuar a reflectir sobre estes pilares nomeadamente através do acesso ao Conhecimento dos especialistas nacionais e internacionais que, ano após ano, nos têm dado a honra da sua presença no nosso Congresso Internacional.

De facto continuamos a acreditar que são nestas ações e vontade comum, como demonstra o facto de também a APCRI se ter voltado a associar formalmente e operacionalmente à realização deste nosso XIV VCIT, que é possível e justificável continuar a fazer deste Evento o espaço ideal para promover as condições apropriadas para o estímulo do empreendedorismo e a sua aproximação ao Capital de Risco e aos Business Angels - bem patente nas sessões em formato Elevator Pitch e das sessões privadas de apresentação de projectos realizadas entre os empreendedores e os investidores - dando a conhecer dessa forma à Comunidade Empreendedora Nacional as importantes evoluções registadas no domínio das Políticas Públicas de apoio ao Empreendedorismo e ao Financiamento Empresarial.

Acresce que, a exemplo dos anos anteriores, também este ano iremos voltar a contar com a presença de distintos Oradores nacionais e internacionais pelo que acreditamos estarem criadas as condições adequadas para que todos aqueles se interessam pelas temáticas do Empreendedorismo e do seu Financiamento nos continuem a dar a honra da sua presença.

No espírito deste Evento e numa homenagem ao espírito empreendedor dos Portugueses, iremos voltar a distinguir os empreendedores e as empresas que mais se distinguiram no desenvolvimento das suas actividades, através da atribuição de Prémios nas seguintes Categorias: Empreendedor, IntraPreneur e Autarca do Ano, Internacionalização e Inovação.
Esta Cerimónia de distinção de verdadeiros empreendedores de referência tem vindo a conquistar um espaço próprio e é hoje uma singular expressão de reconhecimento aos que actuaram de forma inovadora, sustentável e que conseguiram contribuir para a criação de riqueza no nosso País e no reforço da sua imagem nos mercados internacionais.


Não deixem de aproveitar a oportunidade de conhecerem os actores do Ecossistema Empreendedor Nacional que se encontram a fazer a diferença na criação de riqueza e nesse sentido recomendo a vossa inscrição no nosso Congresso.

Contamos consigo tal como os restantes participantes para continuar a manter a Dimensão tão expressiva que esta Iniciativa tem vindo a alcançar ao longo de mais de uma Década.


Francisco Banha

CEO
Gesventure, S.A.